Granito

O granito é uma pedra natural formada por minerais como o quartzo transparente, o feldspato (principal responsável pela cor do granito) e a biotita escura. É mais duro que o mármore e não possui tantos veios.

Sua estética é marcante: é imponente e transmite uma sensação de peso na decoração. Por suas características é muito usado por empresas para transmitir sobriedade e solidez. É um elemento frio utilizado bastante em pisos, bancadas de cozinhas e banheiros e revestimento de paredes.
Tipos de Granitos – Cores

Há uma ampla variedade de cores, variando de acordo com o local de onde é extraído. Os da Bahia, por exemplo, são famosos por sua tonalidade azul, como o azul-bahia. Já em Minas é possível encontrar o lilás-gerais e em São Paulo o verde-ubatuba.

Sua cor pode ser: cinza (a maioria destes absorve mais água), amarelo, rosa, preto, verde (mais impermeável), vermelho (mais impermeável), azul, marrom e creme.

Uma de suas características marcantes é a presença de pontilhados na cor preta, “manchando” a pedra em sua extensão.

Reunimos abaixo alguns nomes de acordo com a tonalidade:

Preto e cores escuras: Preto São Gabriel, Preto Absoluto, Negro Impala, Verde Labrador (semelhante ao preto e apenas no sol é possível notar sua cor esverdeada), Verde Ubatuba, Preto Indiano;
Marrom: Café Imperial, Bordeaux, Tabaco Tp, Marrom São Paulo;
Amarelo: Amarelo Santa Cecília, Amarelo Florença, Amarelo Icaraí;
Branco e Bege: Branco Itaúnas, Branco Ceará, Bege Duna, Branco Marfim, Branco Nepal, Branco Siena;
Vermellho e Rosa: Bragança, Amêndoa Capri, Vermelho Itaipú, Vermelho Brasília, Rosa Raissa, Kinawa;
Outras tonalidades: Cinza Corumbá, Arabesco MG6, Cinza Andorinha.

tabela granitos